Faculdade Senac sedia 22ª Reunião do Fórum Energético

• 28/Jun/2019

A Faculdade Senac sediou na manhã desta sexta-feira (28/6) a 22ª Reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético em Goiás, presidida pelo deputado Virmondes Cruvinel. Estavam presentes presidente do Sinditur, Cetur e diretor da Fecomércio, Ricardo Rodrigues, o senador Vanderlan Cardoso, que preside atualmente a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática (CCT) do Senado Federal, o diretor institucional da Assembleia Legislativa, Simeyzon Silveira, o presidente da Celg GT, Lener Silva Jayme, a superintendente de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Christiane Taveira, a vice-diretora acadêmica da Faculdade Senac, Danúsia Arantes Ferreira, o deputado estadual estadual Wagner Neto e demais autoridades.

Para Ricardo Rodrigues, as reuniões são fundamentais para debater as necessidades atuais, defendendo o interesse dos empresários, formando uma aliança envolvendo o executivo legislativo e o senado, em prol de um setor que afeta a todos. “Ficamos felizes em receber este fórum na nossa casa, estamos de portas abertas, principalmente para debater um assunto tão relevante”, afirmou.

O diretor da Fecomércio reforçou a necessidade de buscar medidas, já que atualmente a Federação atua com 31 sindicatos, só do turismo, são com 52 categorias diferentes de negócios. “O clamor é gritante em relação à energia, hoje temos demanda, temos tecnologia e temos vontade de continuar empreendendo, porém precisamos desburocratizar o acesso”.

Representando o Fórum, Virmondes Cruvinel apresentou ao senador Vanderlan algumas solicitações para o setor em Goiás, como o apoio para conseguir recursos financeiros destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para a criação da Rede Goiana de Inovação Tecnológica do Setor Energético do Estado de Goiás e apoio para a realização do Planejamento Estratégico da Matriz Energética goiana.

Na pauta das discussões, variados temas também foram levados em consideração, como aspectos relativos à tributação, financiamento, desburocratização dos modelos de negócio e desenvolvimento da cadeia produtiva,participação de GDs no mercado de energia e evolução da matriz renovável. A próxima reunião do fórum energético será realizada em agosto.