Marcelo Baiocchi apoia norma de trabalho aos domingos e feriados

• 24/Jun/2019

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, avaliou, na imprensa, os efeitos da nova norma do governo federal, que amplia de 72 para 78 o número de setores autorizados a trabalhar aos domingos e feridos. A Portaria 604/2019 foi assinada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia no dia 18/06 e inclui o comércio em geral. Para Baiocchi, o efeito prático será um aumento das contratações.
“Será preciso fazer contratações, nem que seja de diaristas ou horistas”, disse, a um jornal da capital, se referindo àquelas empresas que não abrem aos domingos e feriados que funcionarão nestes períodos. Baiocchi ainda avaliou que a medida dá liberdade aos comerciantes: “Não existe justificativa para proibir nenhum tipo de negócio de funcionar aos domingos e feriados”, afirmou, assinalando que os trabalhadores terão folgas em outros dias da semana. “Na verdade, quem trabalhar nesses dias ganhará mais sobre a hora”, disse.
O presidente do Sistema Fecomércio também abordou o tema durante entrevista em rádio e sublinhou a necessidade da medida, ante ao alto índice de  desemprego no país. “Vemos com bons olhos, porque é uma forma de cada vez mais liberar a economia”, disse. Para ele, a liberdade de horários gera mais oportunidades de negócios. “Só gerando emprego que o país vai sair da situação econômica que está”, avalia.
Baiocchi acredita que os empregados do comércio também ganharão com a medida, e não só com abertura de novas vagas. “Ele vai passar a ter oportunidade de ganho”, disse, sobre o consequente aumento das comissões. O presidente também acredita que o consumidor ganha com o horário. “Ele terá a liberdade de buscar (produtos) no seu tempo disponível”, assinala, sobre a possibilidade ampliada de horário de funcionamento do comércio.
Marcelo Baiocchi assinala que a Portaria, que está em vigor desde a publicação, deve respeitar o regramento da CLT e das convenções coletivas. “Cada segmento, junto ao seu sindicato, vai ter que fazer a avaliação se ele já tem a liberdade de começar a funcionar nos feriados e finais de semana”, assinalou.

Foto: Suelen Roosivelt