Confiança do empresário do comércio permanece se equilibrando entre positiva e negativa

  • 14/Mar/2017

Com uma ligeira alta de 0,19 ponto percentual, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), calculado pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu de 100,6 pontos em janeiro para 100,8 pontos em fevereiro de 2017. O resultado indica que aos poucos, o empresário está retomando a confiança na economia e passa a vislumbrar melhores perspectivas para o seu negócio.

Porém, quando se estratifica o índice em sub-índices, alguns ainda permanecem bastante negativos, como o da condição atual da economia brasileira. De acordo com a pesquisa, 50,8% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira piorou muito, enquanto que só 2,3% veem melhoras significativas.

Para 63% dos empresários, a condição atual do setor piorou, sendo que 39% acredita que piorou muito. A maioria também não está satisfeita com a condição atual da empresa. Enquanto 36,6% respondeu que a condição da empresa piorou, outros 27,6% afirmaram que piorou muito.

Mas, conforme o estudo, o otimismo ainda prevalece. A maioria dos 221 empresários entrevistados (81,5%) têm boas expectativas para economia brasileira.

Para o comércio, a expectativa também é generosa por parte dos empresários. Mais de 85% deles afirmam ter expectativas positivas e, na mesma linha positiva, 93% tem perspectiva de melhora para a empresa.

Quanto ao número de funcionários, as opiniões estão divididas: 42,6% dos entrevistados disseram que iriam aumentar pouco o número de empregados e 33,7% relataram que pretendem reduzir pouco. Sobre os investimentos, a maioria (67,3%) preferiu diminuir o nível de investimentos no segundo mês do ano.

Acesse a pesquisa ICEC – fevereiro 2017

Fonte: Ascom Fecomércio Goiás

COMENTÁRIOS

  • Não há nenhum comentário para está notícia. Seja você o primeiro a comentar!

ADICIONAR UM COMENTÁRIO


Central de atendimento

Possui alguma dúvida? Fale com Fecomércio!

BANNER | arq_banner_aleatorios/banner_aleatorios_1534427477.jpg