Marcos Vilela Fonseca é empossado presidente do Cetic

  • 10/Mai/2019

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática) Marcos Vilela Fonseca, tomou posse nesta sexta-feira (10/5) Conselho empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação (Cetic).

Em seu discurso, Marcos fez questão de mostrar o tamanho e a importância do conselho, que tem o objetivo de criar condições e ações para que a tecnologia, inivação e comunicação tenha ascensão em Goiás.  

Confira o discurso na íntegra:
“Hoje estamos criando o CETIC - Conselho empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação, cujo principal objetivo será transformar o estado de Goiás e Goiânia por meio da Tecnologia e Inovação.
Para tanto o conselho reúne as principais entidades ligada ao setor no estado, e será uma das principais linhas de defesa da sustentabilidade e do crescimento do ecossistema de TIC no estado.
Contamos com membros em cada uma das abas da triplo-helice Governo, empresas e Academia e este conselho não se limita a estes componentes, estaremos abertos a receber novos integrantes que possam e queiram contribuir com os objetivos do setor.

Nosso principal patrimônio e a principal ferramenta serão as pessoas que formam e apoiam este conselho, porque são as pessoas que fazem as transformações e evoluções necessárias na historia da humanidade. Este conselho foi criado porque uma série de acontecimentos evolutivos aconteceu, uma grande transformação na administração da Fecomercio/Sesc/Senac cuja primeiras ações se deram a cerca de 6 anos, mas que já vinham sendo desejadas a bem mais tempo.
Quem me conhece há mais tempo sabe da minha inconformação com a lentidão das mudanças, eu comecei a atuar de verdade junto a Fecomercio por volta do ano de 2013 (quando assumi a presidência ainda interina do Sindinformatica) e quem me apresentou na Fecomercio foi o nosso ex-presidente do Sindinformatica Carlos Alberto,  eu senti um doce, amargo, alegre e triste. Ao mesmo tempo deslumbrava-me o tamanho do potencial, a escala de grandeza e ação em relação ao Sindinformatica. Também me decepcionava a lentidão, burocracia, falta de vontade o corporativismo que impregnava todo o funcionamento.
Mas era isso que eu tinha a minha disposição, e resolvi assim mesmo ir a luta, no primeiro ano apresente oito projetos para a administração da época, alguns nem dependia de valores, e eram relativamente simples de implementar... (ganha um doce quem adivinhar quantos eu consegui ativar)... pois bem ao final de 2 anos nenhum prosperou, (nem mesmo saíram do papel).  Havia um pensamento analógico incompatível com meus planos. Por exemplo, queriam que eu estimulasse o fim da Comtec/Assespro.
Nessa época entendemos eu e alguns companheiros incluindo o Marcelo que era hora que fazer um upgrade de hardware e software, e em duas eleições conseguimos através de uma campanha longa, dura, suja e traiçoeira colocar o Marcelo Baiocchi na presidência da Fecomercio, não conseguimos transformar aquelas pessoas, então trocamos as pessoas.
Somente assim, foi possível criar ideias com a criação do CETIC prosperar e finalmente algumas ações puderam ganhar vida, a visão e a administração arrojada do presidente Marcelo e sua diretoria (eu incluso), temos muitos projetos importantes e agora tudo acontece ao mesmo tempo, quem conhecia a Fecomercio não acredita quando descobre o que está em ANDAMENTO agora.
Goiás e Goiânia têm um Gap econômico em relação a outras regiões e cidades do Brasil em TIC, durante os últimos 20 anos tenho acompanhado com preocupação nossa incapacidade de reação e tração, seja por incapacidade governamental, carga tributária, ecossistema mais tóxico que outras regiões, desunião empresarial, falta de lideranças, governos antagônicos etc. Da pra acreditar que estamos agora re-discutindo na câmara municipal a alíquota de ISSQN de TIC em Goiânia? é Serio isso..? empresas de ti são voláteis estão nas nuvens, (não tem porque ficar em ambiente hostil).
Não importam os motivos, devemos colocar isso na conta do aprendizado e olhar pra frente, apesar do momento conturbado politicamente e economicamente que o pais se encontra, acredito que podemos reduzir esse Gap, temos excelente mão de obra, salários abaixo da media RIO/SP, baixo custo de vida, boa qualidade de vida, relativa segurança, infelizmente problemas na área de saúde que anda devendo e poderia voltar a melhorar pois medicina é um dos eixos econômicos de Goiás e Goiânia, excelência em formação acadêmica, e mercado consumidor com alta demanda no Brasil, Brasília e exterior.
Aqui na Fecomercio, temos um lema (idealizado pelo presidente) fazer mais com menos e melhor, acrescento rápido por conta da TIC. Por sorte, no nosso setor, tudo muda muito rápido e sempre temos uma nova oportunidade passando em nossa porta, poderemos aproveitar carona na onda do BIG DATA, IA, IOT, Realidade Aumentada, impressão 3D, 5G, Agrotecs (e tantas outras tecs), fibra ótica que finalmente esta chegando a Goiânia e pasmem ao Centro, possibilitando finalmente a reocupação do centro de Goiânia por empresas de TIC.
Enfim, aprendi na própria pele que não podemos esperar tudo estar a nosso favor, vamos mais uma vez a luta aproveitando o que temos no momento (que não é pouco). Temos o apoio de alguém antenado, dinâmico e digital como o nosso presidente Marcelo na Fecomercio (agora também empresário de TIC), Sandro Mabel na FIEG (aqui destaco a afinidade entre nossos presidentes dos sistemas S),  Chaul no Sindinformatica,  Deybson na Assespro, Rubens Filleti na ACIEG, Dr. Celso Camilo na SECTEC (aqui também destaco sua imensa capacidade  como um puro sangue de TIC), Leonardo Guedes no SEBRAE, (Leopoldo/Danusia SESC-SENAC). O CETIC será um novo fórum empresaria de TIC, atuando em conjunto vamos conseguir criar as condições necessárias para que a TIC finalmente deslanche nessa terra de pequi, pamonha, gueroba, musica sertaneja, moda, medicina, e muita gente bonita. Que tenha vida longa e prospera o CETIC. Obrigado”.
 

COMENTÁRIOS

  • Não há nenhum comentário para está notícia. Seja você o primeiro a comentar!

ADICIONAR UM COMENTÁRIO


Central de atendimento

Possui alguma dúvida? Fale com Fecomércio!

BANNER | arq_banner_aleatorios/banner_aleatorios_1534427477.jpg
Google Maps Generator by embedgooglemap.net