Paraninfo destaca força da Fecomércio em graduação do Senac

  • 10/Abr/2019

O vice-presidente da Fecomércio-GO e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul, foi paraninfo da colação de grau dos alunos do Senac, na noite de terça-feira, 9 de abril.

Na ocasião ele ressaltou a força da Fecomércio e do Senac em prol da formação profissional e falou sobre as habilidades necessárias para que os formandos possam ser bem-sucedidos em suas carreiras.

Confira a íntegra do discurso:

Senhoras e senhores, muito boa noite.
Hoje, aqui, neste instante, o futuro se descortina defronte dos graduandos, das graduandas e de suas famílias.
Cada um dos senhores e senhoras estão preparados para o amanhã profissional e podem dizer com orgulho que são os formandos 2018/2 dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão em Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Jogos Digitais e Design Gráfico da Faculdade SENAC Goiás.
A  faculdade, em  sua  afirmação  de  ter  posição  de  referência  goiana  em  educação  superior para o trabalho e com finalidades, objetivos e metas de elevação do nível de escolaridade dos trabalhadores, desenvolve em seus cursos o vínculo entre educação, trabalho e meio ambiente, e possibilita o desenvolvimento  de  competências  profissionais,  científicas  e  tecnológicas  sustentáveis,  capazes  de  contribuir  para  o  crescimento  do  cidadão  e  sua inserção/contribuição  em/para uma sociedade verdadeira, harmoniosa, equilibrada e que visa a qualificação da vida e da  convivência saudável.  ?
Assim os egressos dos cursos são detentores de competências para a formação crítica e consciente  dentro de uma conduta ética e profissional aproximando conceitos e práticas profissionais em um  diálogo constante com o cenário socioeconômico e político regional.  
São cursos detém elevada aderência as necessidades de empregabilidade e empreendedorismo. Os  currículos privilegiam a prática e habilitam profissionais a exercício de várias atividades certificadas  ao longo do curso através de certificações intermediárias.
Assim, os senhores e senhoras estudaram em uma escola de excelência, ligada à tradição e força da Federação do Comércio do Estado de Goiás, que completa 71 anos em 2019.
A Fecomércio representa centenas de segmentos da economia e milhares de comerciantes. Sua luta histórica é pela defesa do setor produtivo, a geração de emprego, renda e empreendedorismo. Fazem parte da Fecomércio cerca de 30 sindicatos das mais variadas áreas, que dialogam de maneira incessante com seus associados e a sociedade em geral.
Além disso, a instituição conta ainda com o Sesc e o Senac no amparo aos trabalhadores do comércio. Só em 2018 o Sesc atendeu cerca de três mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e mais de quatro mil nos cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Muitas estudaram de graça, recebendo material escolar, livros, uniforme e auxílio alimentação, por meio do programa de gratuidade.
Já o Senac Goiás atende em diversas modalidades de cursos livres, técnicos, de extensão, de graduação e pós-graduação presencial e a distância. Desenvolve atendimento específico para empresas, com palestras, seminários, workshops e oficinas customizadas, conforme a necessidade e particularidade de cada organização. Conta com 18 unidades educacionais, sendo uma unidade móvel, três centros de Educação Profissional em Goiânia; a Faculdade Senac e unidades fixas de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Iporá, Ipameri, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.
Aliado à excelência, todos aqui escolheram uma área em crescimento acelerado e já estão na frente por terem se qualificado em um curso superior.
A estrada é longa e este instante é apenas o início. De nada adiantará todo o escopo técnico que adquiriram até aqui sem muito trabalho, persistência, resiliência e sem continuar estudando e se atualizando. A área de vocês, que também é minha área, muda praticamente todos os dias. Busquem as novidades em sites sérios da internet, leiam, leiam, leiam. Estejam atentos a como fazer e por que fazer. Na realidade atual não basta ter conhecimento técnico e as pessoas devem desenvolver competências e habilidades adicionais.
Um artigo do portal printway.com aprofunda o tema, dizendo: “Um estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções especializada em tecnologias da informação, constatou que o perfil dos profissionais de TI precisa se adequar às novas exigências do mercado de trabalho.
De acordo com a pesquisa realizada, as companhias não buscam mais profissionais que tenham apenas conhecimentos técnicos da área, mas também funcionários com visão estratégica do negócio. Mais do que apenas desempenhar funções tradicionais, os trabalhadores precisam compreender as necessidades técnicas da empresa e conseguir traduzi-las em ferramentas de TI.
Para atender a demanda do mercado os profissionais devem buscar técnicas de liderança, motivação e resolução de conflitos. Além de levantamento de processos e requisitos funcionais. É fundamental entender os diferenciais da companhia em que se atua e como sua área pode ajudar a criar uma vantagem competitiva para o negócio.”
Caros graduandos e graduandas, a porta do futuro está aberta diante de vocês. Passem por ela e avancem, cresçam, progridam. Orgulhem seu país, seus pais, mães, familiares e amigos.
Muito obrigado!
Boa noite e que Deus ilumine a todos.
 

COMENTÁRIOS

  • Não há nenhum comentário para está notícia. Seja você o primeiro a comentar!

ADICIONAR UM COMENTÁRIO


Central de atendimento

Possui alguma dúvida? Fale com Fecomércio!

BANNER | arq_banner_aleatorios/banner_aleatorios_1534427477.jpg