Fecomércio-Go prevê prejuízos com cortes no Sistema S

• 21/Dez/2018

NOTA OFICIAL

A Federação do Comércio do Estado de Goiás recebe com preocupação o teor das últimas declarações do futuro ministro da Economia do presidente eleito Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, no sentido de extinguir a contribuição compulsória dirigida ao financiamento do Sistema S.

Nossa entidade se pauta pela defesa de uma via desenvolvimentista como principal forma de superação dos históricos desafios que se colocam diante da sociedade brasileira. Entendemos que a superação do atraso, das disparidades sociais e regionais e da situação de pobreza extrema na qual grande parte dos brasileiros se encontra, sobretudo no atual cenário de crise, só encontrará definitivo encaminhamento a partir de políticas eficientes e eficazes de geração de emprego e renda.

Consideramos indubitável o fato de a geração de empregos ser, neste momento, a mais urgente pauta a ser enfrentada pelo governo que se inicia a partir de 1º de janeiro de 2019. Porém, mais que gerar vagas laborais, é necessário conferir aos cidadãos condições para que eles não só permaneçam empregados como progridam, em constante evolução, quanto a suas habilidades profissionais.

Nesse sentido, é temerário enfraquecer instituições como as que integram o Sistema S. Juntas, essas organizações formam o principal instrumento de qualificação do trabalhador brasileiro, sobretudo aquele de baixa renda. É unânime, entre os representantes mais célebres do pensamento econômico contemporâneo, o caráter fundamental do aumento da qualificação e da produtividade do trabalhador como principal forma de aumento da renda, o que só pode gerar ganhos reais para todas as atividades econômicas.

Sob tal perspectiva, a Fecomércio não pode realizar outra observção das declarações do capacitado economista, prestes a guindar-se a uma das mais importantes funções do aparelho do Estado em nível federal, que não a de que seu conteúdo contradiz, sobremaneira, todas as declarações proferidas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, a respeito da importância da geração de empregos no país.